Chico Xavier, a Simplicidade e a Humildade

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Chico Xavier tinha muita humildade, embora por algumas vezes ter se levado pela vaidade, fato mostrado no filme sobre sua vida.
Chico é um iluminado muito avançado, mas ainda tem suas imperfeições, e ele demonstra sua humildade em uma fala sua, que é:
Sei o que deve ser e ainda não sou, mas rendo graças a Deus por estar trabalhando, embora lentamente, por dentro de mim próprio, para chegar, um dia, a ser o que devo ser”.
Chico foi muitas vezes endeusado, considerado o espirita de maior evolução, então ele poderia desejar vestir esse papel, mas não o fez, mostrando sua própria ignorância espiritual, e isso é muita humildade.
Chico, muitas vezes por pequenos erros, ou pelos outros lhe cobrarem ser alguém perfeito, de acordo com conceitos radicais, falavam mal dele, o desconsiderando como alguém iluminado, fez com que esse grande espirita falasse em público, bravo, dizendo que não era um anjo, que não tinha regressado as hordas angelicais.
As pessoas tendem a ver os iluminados como pessoas superiores, e Chico jamais se colocou dessa forma, mesmo ele sendo um ser muito iluminado avançado.
Ser superior não faz bem a ninguém, pois alimenta muito o ego, não a espiritualidade, que é importante ser nosso foco.
Chico não se colocava com um iluminado, mas é um iluminado, mas não se deixou mostrar como superior para os outros, e mesmo sendo levado pela vaidade algumas vezes, foi humilde em muitas coisas importantes.
Ser simples é ser você mesmo, e ser humilde é não se ver melhor do que ninguém.
Chico jamais se colocou como alguém superior, nunca se disse ser o autor do que escrevia...
Não cobremos a perfeição de ninguém, deixemos os outros livres para serem eles mesmos.
Os outros não tem que ser como imaginamos, mas sim como Deus os fez.
Deus fez cada um como é mesmo, e quando queremos que o outro seja da forma como imaginamos, então não queremos que ele seja como Deus o fez, mas sim como nós achamos que devam ser, e existe algo de arrogância nisso.
É como diz um ditado místico: “Nada que é perfeito reencarna.”
Que cada um se desenvolva com seu autoconhecimento, mas que não seja como os outros acham que ele deva ser, respeitamos os outros como são, e como Deus os fez, lembremos do que é simplicidade e humildade. Coisa que Chico fez.

 


É importante buscarmos nossa evolução espiritual, e acharmos bom que os outros também a sigam as deles, e se desenvolvam espiritualmente. 
Mas o outro não tem que ser como achamos que ele deve ser, mas sim se encontrar e ser ele como Deus o fez.
Busquemos a nossa humildade e simplicidade, e para isso temos que enxergar nosso próprio ego, nosso orgulho e vaidade.
Quando enxergarmos nosso orgulho e vaidade, então eles diminuíram em nossa personalidade, e quanto mais a enxergarmos, menos influencia de nosso ego teremos.
Vivam e deixe viver.
Fiquem com luz
Seres de luz
Senhor da Luz Prateada

 

Alguns Destaques: